Atacama: Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas

O passeio era longo e super esperado!!! Saímos cedo do hotel, as 6h30 o carro já estava esperando a gente. A viagem seria de mais ou menos 1h30, então aproveitei para continuar dormindo, já que o guia disse que íamos passar pelos mesmos lugares na volta. Nossa primeira parada foi: Piedras Rojas (Pedras Vermelhas!). Estava muito frio.

Eu estava com roupa térmica, gorro, luva, cachecol, casacão… e ainda sim com frio. O guia nos disse que demos sorte. Não tinha vento e com isso o frio era menor (socorro! se tivesse vento, acho que eu teria congelado rs).

E outro ponto positivo: sem vento, a água ficava paradinha e a paisagem refletia nela. Fica ainda mais mágico o lugar.

Poucas agências de viagem vão para lá (ainda não entendi pq, já que o lugar é lindo!!!!).

Então, não cruzamos com ninguém durante o tempo que tivemos lá. Era tudo nosso!!!

As pedras têm essa coloração avermelhada devido à grande concentração de ferro oxidado.

O lugar é de tirar o fôlego (alô, altitude!!!) em todos sentidos. Lindo, lindo, lindo! Tiramos zilhões de fotos…

_MG_0594_MG_0607

_MG_0647.jpgDepois de tirar mooooitas fotos, hora do café da manhã. Que momento feliz. Sentar na cadeirinha, relaxar e comer… E ainda com uma paisagem deslumbrante.

A próxima parada foi a Laguna Tuyacto. Pelo que soube, nenhuma outra agência faz essa parada. E eu ADOREI O LUGAR! Só tinha a gente!!! É um mini salar! E nos divertimos tirando muitas e muitas fotos!

Assim que cheguei na Laguna, eu estava meio enjoada. Comi muito no café, entrei no carro e balança-balança do caminho + 4200m de altudide foi uma mistura animada rs. Mas logo logo me distrai e passou o enjoo.

DSC_0121DSC_0126_MG_0785_MG_0740

E, eis que, do nada, o guia tira um dragão da mochila!!!! hahahaha

_MG_0733

E só tinha a gente lá!!!

Depois, voltamos para o carro e fomos para a próxima atração. Ali falei: não vou gostar da próxima. Amei a primeira parada. Fiquei encantada na segunda parada. Não é possível que a próxima eu também vá achar imperdível.

Deixo uma foto pra vocês tirarem conclusão se eu estava certa ou errada…

Eu vou dizer uma coisa… O Atacama é surreal. Quando você acha que já viu de tudo, que já foi surpreendida por tudo, que o lugar que você acabou de ir é o mais lindo de todos da face da terra… você encontra outro lugar surreal. SURREAL foi a palavra que eu MAIS falei na viagem. Surreal, surreal, surreal. Surrealmente lindo.

A (mais uma!) parada surreal se chama Lagunas Altiplânicas. São duas Lagoas: a Miscanti – a maior, com 15km2, e da foto acima- e Miniques – com 1,5km2- que estão na base de dois vulcões com o mesmo nome.

As lagoas se alimentam de água da chuva e do derretimento do gelo da cordilheira. No inverno, dizem (!!!), elas congelam.

Essa no fundo é a maior, a Miscanti. Fomos andando até a  Miniques (fisicamente, fica atrás da pessoa que tirou a foto!)

Essa abaixo é a Miniques (e o nosso pau de selfie que é quase um drone hahaha)G1132150.JPG

Ai já esfomeados, voltamos para o carro, ganhamos um lanchinho (oba!!!) e partimos de volta a San Pedro de Atacama.

Na volta, uma parada na estrada, exatamente no local onde ela é “cortada” pelo Trópico de Capricórnio. E mais fotos!!!!

_MG_1109_MG_1125DSC_0379DSC_0401

Voltamos a San Pedro do Atacama para almoçar na agência. O almoço estava uma delícia. Fechou bem o dia, que foi maravilhoso!!!

Foi um post com muuuuuuitas fotos!!! Mas foi o passeio que mais gostei (meus prediletos: esse, as Lagunas Escondidas e Vale de la Luna e la Muerte)… E nada melhor do que fotos pra convencer as pessoas que vale a pena, né?

Beijo!

Informações do passeio: (março/2016)

Nome do passeio: Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas (Lagunas Altiplanicas y Piedras Rojas)

Agência: FlaviaBia Expediciones

Horário: 6h30-16/17h

Altitude máxima:4.260m acima do mar

Preço do tour: 80.000 pesos chilenos

Entrada no local: 3.000 pesos chilenos

Incluído: café da manhã e almoço

O que levar:

• é beeeeem frio de manhã, então vá bem agasalhado. Mas vá em camadas para ir tirando os casacos aos poucos durante o dia.
  • Água (levávamos 1,5l por pessoa por passeio!), óculos, hidratante/protetor solar para os lábios e para a pele.